296 – Cloud Master (Master System)

Postado em Atualizado em

Conversão para o Master System de um arcade da Taito bem divertido que teve vários ports e que engana bastante. Parece aqueles jogos fáceis que você termina em algumas horas e no outro dia já esqueceu mas a última fase é bem cruel, ainda mais quando você morre e perde todos os powerups.

O jogo só possui 3 continues – Mas se morrer e ficar sem powerups isso é até bom pra economizar tempo. Você ganha uma vida com 30000 pontos e depois mais uma a cada 200000.

A primeira fase é a que eu acho mais bonita. Todas elas têm esse estilo chinês com o fundo parecendo que foi pintado com giz de cera e aqui na primeira fase isso fica mais nítido. Os inimigos são bizarros: Pássaros com cabeça humana, gatos com escudo e por aí vai.

alguns inimigos deixam powerups: A letra P aumenta o poder de tiro, o F aumenta a velocidade e o A é o tiro “turbo”. Mais raramente aparece uma letra E que é uma vida extra.

Além do tiro normal é possível também usar um tiro secundário que é conseguido matando os subchefes de cada fase. Eles abrem um portal com um “?” onde é possível escolher um tipo de arma. Os inimigos do chão são os mais chatos então eu sempre priorizei as armas que atiram pra baixo, menos no primeiro portal porque é mais fraco.

Nesse primeiro portal as 4 armas à escolha são: um escudo de fogo que cerca o boneco e que some ao ser encostado nos inimigos, um tiro que vai pra cima e pra baixo mas que tem poder de fogo fraco, uma rajada de fogo poderosa ou um tiro único fraco pra baixo. Escolhi a rajada de fogo por ser mais forte e por não virem tantos inimigos no chão na primeira parte da primeira fase. O engraçado é que a mulher é muito falsa. Mesmo que você pegue a pior arma, ela diz que você fez uma boa escolha.

A rajada de fogo em cima do pesonagem:

Após matar o segundo subchefe é hora de pegar o tiro que vai pra baixo. Essa é uma das melhores armas do jogo porque não só acerta os inimigos de baixo como também varre a tela toda matando os que ainda estão aparecendo.

O primeiro chefe é a fênix. Se acertar a cabeça dela com o tiro secundário ela morre rapidinho. Aparece um véio te elogiando e falando que você precisa treinar mais, além disso você ganha 100000 pontos e geralmente isso basta para você ganhar mais uma vida.

A segunda fase é em um rio que pela cor deve ser filial do Tietê. Os tiros e inimigos aqui começam a vir bem mais rápidos.

O carinha atirando atrás da pedra deixa uma vida extra.

O subchefe é esse reizinho. O ruim desse jogo é que geralmente nos subchefes os gráficos começam a piscar tanto que você não enxerga os tiros, tendo que algumas vezes prever que o inimigo atirou e desviar sem enxergar. Na escolha de armas aparece um item interessante onde saem personagens pra vários cantos da tela ao mesmo tempo e 3 luas que são fortes mas vão apenas pra frente. Continue dando preferência ao tiro que vai pra baixo. Aqui ele fica mais forte e fica pulando na tela. A vantagem é que ele passa pelas montanhas, o tiro anterior não.

Após o segundo subchefe aparecem as opções com as armas mais fortes: 5 luas, o fogo que vai pra baixo saltitando – minha preferida – e uma bomba que bate no chão e se espalha, que é ruim porque toda hora você pensa que é um tiro inimigo.

O segundo chefe, por incrível que pareça, é um dos mais difíceis porque seus tiros são muito aleatórios. O legal desse jogo é que se morrer não volta a fase toda e sim a parte após o primeiro subchefe, isso pode acontecer algumas vezes nesse chefe. Acerte a cabeça dele com o tiro normal e alguns secundários, desvie dos tiros e boa sorte.

Terceira fase, muralha da China. Sim, aquilo ao fundo é a muralha.

O subchefe é esse chinês.

Alguns gatos com escudo vêm andando e atirando pelo chão. Ao aparecer esses dois juntos, atire no primeiro porque ele deixa uma vida extra.

O chefe Buda de óculos é o mais fácil do jogo. Ele até solta umas bolinhas às vezes pra te complicar mas nada difícil.

Quarta fase, Monte Tai. O subchefe é um inimigo bizarro com duas cabeças.

algumas pedras vêm em sua direção. Atenção para essa que vem bem no meio da tela, ela deixa outra vida extra. Nessa parte eu já estava com o tiro máximo, que é essa espécie de onda de fogo com mais algumas bolinhas nas pontas.

O inimigo é esse dragão. Nos dois primeiros ataques ele é aleatório como o segundo chefe. No terceiro ataque ele solta uma rajada de tiro mais fácil de desviar. Acerte a cabeça dele algumas vezes e vamos pra última fase.

A quinta e última fase se chama “Buddha’s Heaven” mas deveria se chamar “Buddha’s Hell”. Essa fase é muito difícil com inimigos vindo de todos os lados, tiros muito rápidos e constantes, subchefes que demoram a morrer. E se você morrer e ficar com tiro fraco se prepare para um massacre.

Diferente das outras fases aqui temos 3 subchefes. Ao matar o último eu prefiro escolher as 5 luas para ir para o chefe atirando mais forte pra frente.

O último chefe atira MUITO e você só tem um lugarzinho pra desviar. Eu tentei fazer isso várias vezes e no máximo consegui desviar três vezes. Após estudar os movimentos dele, resolvi mudar de estratégia e desviar por baixo. Às vezes ele fica direto na parte de baixo e os tiros vêm muito embaixo e não tem como desviar mas em 90% das vezes a estratégia funciona. Só tem que ficar esperto porque no terceiro ataque dele, ele atira duas vezes seguidas. Morreu aqui? Vai conhecer o inferno de ter que passar com tiro fraco (Mostro como faço pra passar no vídeo mais abaixo). Atire no cinto dele algumas vezes e vamos ver o “lindo” final.

Sério, que final bosta. Só o véio falando groselha.

O engraçado é que você toma game over mas o jogo continua mais difícil depois, com a mesma pontuação.

Vídeo da jogatina.

Morreu no último chefe e a fase anterior à ele está te dando agonia e você já jogou o controle no chão diversas vezes? Veja aqui como passar. O pior é o primeiro subchefe que demora séculos pra morrer enquanto vem todo tipo de inimigo e tiro em cima de você. O resto é decoreba, mesmo a fase sendo um pouco maior que as outras. Eu procurei no youtube vídeos mostrando as pessoas passando mas só encontrei cheaters usando invencibilidade, deprimente.

Curiosidade: O manual mostra o último chefe como sendo o chefe da quarta fase e o dragão seria o último, nem mostram imagem dele pra ser surpresa.

STATUS – Terminado, com a primeira vida.

Deixe um comentário