Mês: setembro 2023

295 – Battle Out Run (Master System)

Postado em

Mais um jogo que a Sega fez exclusivamente para o Master System e que a galera que curte o Out Run original torce um pouco o nariz por não ser um game de corrida tradicional. Aqui é uma bela cópia de Chase HQ da Taito, onde o objetivo não é chegar em primeiro e sim bater muito no carro do chefe de cada fase até destruir o carro dele e ganhar a recompensa por sua captura. Mas o jogo tem suas originalidades, como você poder comprar peças novas pro seu carro entrando dentro de um caminhão.

O jogo te engana no início, passei as 3 primeiras fases facilmente e achei que zeraria em minutos. Mas a coisa fica pesada a partir da quinta fase, que eu considero a mais difícil e acredito que muita gente até desista a partir dela, mesmo tendo continues infinitos.

Os gráficos são bonitos, apesar que alguns fundos poderiam ser melhores. Mas o que importa, o design dos carros e pistas, é muito bom. O jogo se passa todo nos EUA, então em todas as fases podemos ver alguns pontos turísticos das cidades. As músicas são boas mas o ponto negativo são os sons. Quando você passa um carro parece que um mosquito entrou no seu ouvido. O barulho quando você usa o Nitro parece o mesmo barulho de uma derrapada, então quando você usa o Nitro numa curva não sabe se tá acelerando ou derrapando. De qualquer forma, é um som horrível.

Primeira fase. Você pode escolher uma das 8 fases no mapa mas eu não vejo sentido nisso porque elas têm a dificuldade progressiva, então o lógico é você começar na primeira, depois a segunda e assim sucessivamente. Talvez alguém queira fazer um desafio próprio e correr em uma fase avançada com o carro não equipado mas fora isso a ideia não faz muito sentido. Então vamos escolher São Francisco. Você também vê o chefe, esse na foto com o olho arregalado, quase pulando, e seu carro verde. A recompensa por sua captura é de 2000 moneys.

Agora você pode escolher uma das quatro músicas disponíveis. Eu acho a quarta música bem diferente, ela encaixaria mais num jogo de plataforma que de corrida.

São Francisco possui muitas montanhas ao fundo, além da famosa Golden Gate. Na primeira foto dá pra ver um dos obstáculos, mancha de óleo na pista. Já na segunda foto podemos ver uma rampa de pulo, elas aparecem às vezes e o gráfico do carro pulando é bem legal. Na parte de cima você vê escrito “nitro” que vai encher quando você comprar e “life” que é a “energia” do carro do bandido que você tem de capturar e que só aparece quando o chefe está na tela.

Após alguns minutos um caminhão aparece escrito “Come in”. Lá dentro vamos equipar o carro.

Vamos destrinchar sobre cada item:

Body – É a carroceria. Quanto mais cara ela for, menos velocidade o seu carro perde ao colidir com outros carros. Item muito bom.

Tire – Pneus, ajudam a fazer as curvas e a perder menos tempo ao rodar no óleo que às vezes aparece na estrada.

Engine – Motor, aumenta a velocidade do carro.

Chassis – Esse item não aparece descrito no manual mas dá pra ver claramente que ele aumenta o tempo que o carro “voa” ao pular numa rampa. Não deve ser só isso porque senão seria disparado o item mais inútil do jogo. De qualquer forma, deixe pra comprar por último.

Nitro – Comprando esse item você ganha uma barrinha de nitro que aumenta bastante a aceleração do seu carro quando você coloca o controle pra cima. Ela acaba rápido então eu recomendo usar apenas nos chefes e, claro, quando não estiver fazendo uma curva muito fechada. O primeiro Nitro custa apenas 1000, o segundo 2000 e do terceiro em diante é 4000 cada.

Você começa só com 3000 e cada um monta sua própria estratégia de quais peças comprar, eu comecei comprando um motor e um pneu.

Essas placas que aparecem no meio da pista diminuem bastante sua velocidade.

E finalmente você alcança o chefe. Quanto menos você bater antes dele aparecer, mais tempo você ganha pra correr atrás dele. O primeiro chefe possui pouco life e a pista também não tem muitas curvas difíceis então existe uma chance enorme de capturar ele muito rapidamente.

Após a captura, o bandido fala uma frase qualquer e você ganha um bônus por cada segundo que sobrou, por isso a importância de capturar ele o mais rápido possível.

Fase 2, Los Angeles. O chefe é esse calvo aí.

Comprei o body. Note que não tenho comprado nitro. Nas primeiras fases dá pra capturar o bandido sem usar, ajudando a economizar pra comprar outras peças mais tarde.

Chefe igualmente fácil, ainda mais com body novo.

Mais um bom bônus coletado.

Terceira fase, viva Las Vegas. O chefe agora é uma mulher, clone da Tina Turner nos anos 80, com direito a um carro rosa.

essa fase é à noite, o que destaca as luzes dos cassinos.

Comprei mais um motor e mais um pneu.

Com o novo motor a pobre Tina não tem a menor chance.

Hora do bônus.

A quarta fase se passa no Grand Canyon, o chefe é ainda mais calvo que o primeiro, praticamente o Xandão do STF.

Comprei o segundo body.

E com o novo equipamento a captura é tranquila.

Quinta fase, Chicago, lar desse lindo chefe rs.

Aqui pela primeira vez recomendo comprar o nitro. Sempre que eu só comprava ele, perdia. Então comprei o Chassis pra dar sorte… E deu mesmo!

Esse chefe é terrível. Ele sempre fica escondido no meio de outros carros e o pior, as curvas são terríveis. Eu tentava acelerar sem parar sempre e era frustrante. A dica aqui é se preocupar em perder menos tempo saindo da pista nas curvas, tentar fazer elas desacelerando ou freando. Mas também não faça isso por muito tempo ou não vai conseguir capturar o chefe. Boa sorte, você vai precisar.

Sexta fase, Miami. O chefe de boca aberta é hilário.

Hora de comprar o último motor.

Dificuldade parecida com o anterior, mas o motor novo ajuda bastante.

Sétima fase, Washington e seus monumentos.

Esse é o momento de comprar o último body.

Com os novos equipamentos, não deve ser muito difícl passar de fase.

E finalmente a última fase, Nova York.

Se deu tudo certo, dá pra comprar todo o equipamento que faltava.

O maior problema do chefe é que ele demora MUITO a aparecer, então você precisa bater pouco durante a fase toda pra chegar lá com um tempinho de sobra. Depois que ele aparece dá pra acertar ele quase o tempo todo, pra compensar.

Ao invés de aparecer o final, a tela volta pra seleção de músicas. Há uma nona fase surpresa, ainda em Nova York, com direito a estátua da liberdade ao fundo.

O chefe demora ainda mais pra aparecer do que o anterior, então é preciso paciência e um pouco de sorte também. Muito bonito o carrão dele.

Agora sim, é só curtir o final, infelizmente bem fraquinho.

Vídeo da jogatina.

STATUS – Terminado.