Mês: maio 2023

293 – Alex Kidd in Shinobi World (Master System)

Postado em Atualizado em

Após ficar meses jogando só jogos no Nes, finalmente um game de outra plataforma. Gostei muito desse jogo, as músicas e gráficos são muito bons, conseguiram misturar bem dois mundos tão diferentes como Alex Kidd e Shinobi. Uma pena que seja curto demais (Apenas 4 fases) e muito fácil. O contra é que a jogabilidade é meio travada, às vezes o pulo falha e irrita bastante. Até pensei que fosse meu controle, mas troquei e o problema continuou.

Apresentação onde novamente um vilão sequestra a namorada de um herói, aqui ele recebe os poderes ninja e vai atrás dela.

Como podemos ver no mapa, são quatro rounds e cada um é dividido em 3 partes. O chefe da primeira fase é o guerreiro chamado Kabuto.

Uma habilidade legal é a de girar até virar fogo matando tudo que aparecer na frete ou destruindo blocos. Logo na primeira fase dá pra fazer isso subindo nos postes brancos e pegar um baú com life.

Só dá pra acertar esse inimigo após ele jogar a espada.

Nesse outro poste dá pra pegar outro baú na parte de cima, com um powerup, uma lança que acerta até os tiros inimigos:

Parte 2. Ficando no local da foto, esse inimigo começa a atirar pra baixo:

Cuidado com esses dois inimigos atirando:

Em cima mais um baú com Powerup, esse “P” faz a espada ficar mais forte e também rebate os tiros:

O que torna esse jogo ainda mais fácil é que após você ter 6 lifes de energia, cada baú que tenha life começa a vir com vida, como na foto. Dá pra acumular dezenas.

Na parte 3 dá pra subir na parede e pegar um life (Ou vida) e a lança.

Depois é só girar e subir destruindo os blocos, essa parte é bem legal.

O chefe já é fácil mas se estiver com a lança fica ainda mais, só ficar de longe atirando. Depois ele fica pequeno, aí é só abaixar e repetir, tomando cuidado caso ele consiga atirar. Sem a lança é só esperar ele atirar, passar por baixo e acertar com a espada.

Passando do chefe você ganha pontos pelas vidas restantes, pontos extras se não perder energia no chefe e um bônus secreto caso passe o round inteiro sem perder energia.

Round 2, o chefe tem o nome de Heli… talvez por ser um helicóptero rs.

A primeira parte lembra muito Shinobi. Se cair, não se preocupe, ele não morre na água.

Entrando nessa porta tem uma série de blocos pra serem quebrados com o poder de fogo. Na parte de cima mais dois baús contendo um life e uma lança.

Aqui dá pra pular e ir por cima no navio, apenas por curiosidade porque tanto faz ir por cima ou por baixo. Na direita tem o poder do furacão que facilita bastante a saída.

A terceira parte é na água, dá pra ir pulando na parte de cima e evitar os tubarões. Embaixo tem um baú com um “P” que ajuda muito nessa fase.

O buraco embaixo dos baús contém um segredo, só entrar nele pra sair numa parte secreta.

No fim da fase você pode escolher entre 3 caminhos: O da esquerda não tem nada, o da direita tem uma lança e no meio tem um life e a saída.

Ao invés de sair, volte pela porta da esquerda e pegue mais um life subindo a parede da direita.

O chefe é uma nave que solta vários helicópteros, destrua 14 e você passa de fase.

O round 3 tem simplesmente uma lagosta como chefe.

Tem um segredo logo no início, caindo no buraco. O baú do meio tem um furacão então só pegue depois de pegar a vida que fica na esquerda.

Outra parte secreta fica nessa pequena passagem à esquerda. Use o poder do fogo e se não entrar direto, passe agachado por baixo. Lá dentro tem dois lifes e uma lança.

O começo da segunda parte finalmente apresenta alguma dificuldade mas dá pra passar sem enfrentar os perigos, subindo por uma parte secreta na esquerda da tela.

Aqui tem outro segredo usando o poder do fogo na corda e indo pra direita mas por causa desse pulo horrível não consegui segurar a corda.

Quando chegar nessa parte com um baú, não acerte ele. Suba e pule pelo teto, você vai sair numa parte lotada de baús, mas contendo apenas um life e uma vida.

O chefe lagosta pula e solta uns troços esquisitos que não identifiquei o que seja. Dá pra acertar ele quando está no alto tanto antes de atirar, quanto depois.

E finalmente o quarto e último round. O chefe é Hanzo, um ninja que mais parece um palhaço.

O início se divide em duas partes, eu prefiro ir por baixo.

Quando chegar essa parte com um lugar pra você girar, desça e passe por baixo, na direita, pra pegar mais dois baús com life.

Voltando e finalmente girando, você chega numa parte com um P.

Tome cuidado nessa parte pra não cair porque a parte de baixo é na água e é bem chata. Na segunda foto você vê que tem blocos invisíveis pra você pisar e pegar um furacão que te leva pra uma lança e uma vida.

Depois dessa parte com lanças nas escadas você enfrenta novamente o primeiro chefe.

Esses blocos caindo lembram muito os jogos do Mario… Após passar por eles, hora de enfrentar a lagosta de novo.

Essa parte onde tem de ficar pulando esses objetos azuis até teria uma dificuldade legal pra variar, mas se você subir no bloco vermelho dá pra pular direto pra saída.

O chefe se divide em 3 partes, sendo a primeira a parte mais difícil do jogo. Ele fica com um escudo por uns 3 segundos, aí é hora de acertar ele com a espada. O timing tem que ser certeiro e rápido antes dele pular com o escudo novamente. Na segunda parte ele fica girando e vem pra cima de você, só acertar na hora certa. E na terceira parte ele cria cópias falsas dele e vem pulando, muito fácil.

Hora de curtir o final.

Vídeo da jogatina, sem morrer.

STATUS – Terminado sem dificuldade.