Mês: novembro 2021

274 – Strider (Nintendo 8 bits)

Postado em Atualizado em

Esse jogo da Capcom tinha tudo pra ser um jogaço. Personagens legais, sprites grandes, música ok… Mas peca por detalhes como uma péssima programação. A jogabilidade é bem ruim, o pulo é bem estranho de ser executado e o pior, ainda é preciso dar pulos consecutivos em algumas paredes pra avançar. Muita gente deve ter desistido por se irritar em não conseguir executar os pulos e não conseguir avançar, sem exagero nenhum. Acredito que até por ser meio travado eles fizeram chefes bem fáceis de derrotar e investiram mais na parte de investigação e exploração do que na ação. Não chega a ser terrível mas fica aquela sensação de que falta algo.

Apresentação: Aqui sabemos que Strider é uma organização secreta de assassinos e nos são apresentados dois integrantes, Sheena e Kain. Ao mesmo tempo aparece o seu personagem, Hiryu que não é comentado explicitamente no jogo mas estava aposentado. Também aparece o Blue Dragon a nave de onde você vai se teleportar para as diversas fases do jogo.

Ao iniciar você vê Hiryu sendo chamado de volta pelo seu ex-chefe, Matic, que diz que seu antigo amigo Kain foi capturado pelo inimigo e é preciso que Hiryu o mate para este não revelar os segredos da organização. Ele aceita a missão mas secretamente com a intenção de apenas resgatá-lo.

No painel de controle do Blue Dragon você tem 3 opções: Transfer, que é onde você escolhe o local pra onde você vai. Analyze, onde você analisa arquivos que vai encontrar e password. Uma curiosidade é que quando você vai em password, o jogo te dá um “cenas do próximo capítulo” que ajuda você a se lembrar de onde parou.

A única opção é o Cazaquistão, então vamos pra lá. A fase tem uns trovões que dão efeitos legais tanto sonoros quanto visuais. Na parte superior esquerda você tem o seu HP que começa com 20 e a energia que começa com 10 e ambos vão aumentando conforme você for ganhando níveis. Ainda não dá pra usar nada que gaste energia. Colocando o controle pra cima dá pra acertar os inimigos que pulam em você.

Você vai indo pra direita até subir num tipo de elevador que vai aparecer várias vezes no jogo até chegar numa porta escrito “S3” que você só vai poder abrir quando tiver a chave 3. Mais acima você vai encontrar o primeiro arquivo a ser analisado depois.

Apertando SELECT aparece essa tela de informações: Nível atual, arquivos e chaves que você possui e uma lista de “tricks” que são os especiais que você pode fazer e que gastam energia mas por enquanto você não tem nenhum.

Alguns inimigos deixam itens que recarregam HP ou energia. Alguns lugares também dão itens se você acertar com a espada, como esse da foto abaixo:

Continuando você vai subir algumas rampas que deveriam ser tranquilas se os pulos não fossem tão estranhos. Às vezes você pula pouco, outras vezes parece que o personagem pegou um tornado e pula super longe. Logo você chega na porta 1 e enfrenta um robô que tira bastante life se te acertar, o que é bem difícil.

Continuando aparece um personagem dizendo que Kain está na parte de cima da fase e que o comandante tem a chave. De quebra você ganha outro arquivo pra ser analisado. Mais pra frente um campo magnético que não dá pra ser ultrapassado agora então é hora de voltar ao Blue Dragon, indo até o início da fase e pulando (Super intuitivo isso).

Ah, quando você alcança o NPC você ganha um nível e aprende a escorregar no chão (Slide in), botando pra baixo e apertando pulo.

Agora vamos escolher o arquivo 1 e analisar o conteúdo. Um Strider, Ryuzaki, diz que ele deixou suas botas de ataque na China.

O arquivo 2 mostra o Comandante dizendo que está indo para o Egito de trem, hora de ir atrás dele.

Após uma fase bem curta no trem é hora de escalar uma pirâmide e depois explorar o seu interior. Na hora da descida é mais rápido usar o slide e perder uma boa parte de life porque dentro da pirâmide os dois primeiros inimigos sempre deixam item pra recuperar.

Ao chegar nessa parte de cima, muita gente deve ter ignorado por não ter saída e descido. Mas lá embaixo chegaria numa parte com água e afundaria. Aqui na verdade é necessário usar algo que você só descobre lendo o manual… Você pode usar uma habilidade chamada triangle jump que é você pular numa parede e depois na próxima atrás, alternando. Isso é MUITO, mas MUITO chato de fazer e você pode levar vários minutos pra conseguir fazer direito. Confesso que cheguei a pensar em desistir pensando que teria que ficar fazendo isso, mas só é necessário em duas partes do jogo. Após esse enorme sacrifício você é recompensado com Aqua Boots que te fazem andar em cima da água.

Hora de enfrentar um tubarão robô enquanto curte uma de Jesus. Mas o pior é depois, outro lugar onde é necessário usar o triangle jump. Boa sorte.

Outro personagem aparece e você ganha a chave número 2 além de mais um nível. E com esse nível você ganha seu primeiro trick, fire.

A maioria dos tricks é bem inútil, a espada já resolve tudo pra você. Esse é o fire.

O bom é que a chave 2 abre uma porta que te leva a um elevador que te joga já no começo da tela, aí só voltar pro Blue Dragon e retornar até o Cazaquistão para usar a chave 2, subindo nesse elevador:

  

Lá você enfrenta um motoqueiro e a maior dificuldade é o pouco espaço que você tem pra pular e atacar mas ele morre rapidamente.

  

Como esperado, Kain está preso nessa sala, desacordado. Hiryu tem que levar ele de volta pra base. Aqui ele também ganha mais um nível e outro arquivo.

Ao invés de voltar tudo como nas outras vezes, você já aparece no Blue Dragon e examinando o arquivo encontra uma gravação de Kain, onde ele diz que tem algo muito errado acontecendo e o Projeto Zain – Seja lá o que for – precisa ser interrompido e um chefe no Japão sabe mais sobre o assunto, hora de ir pra lá.

Com o novo nível agora é possível usar o trick medical para recuperar energia, bem útil.

Mal você entra na fase e já recebe uma ameaça de morte.

O samurai recua após alguns ataques então a estratégia é dar uma ou duas espadadas nele e ir pra trás, ele vai atacar e não vai te acertar e pular pra trás. Só repetir algumas vezes e já era.

Depois você desce um elevador e pode ir pra dois lados. Vá pra esquerda pra pegar um upgrade pra sua arma. Agora segurando ela pra cima vai carregar um tiro forte que vai ser muito importante depois.

Indo pro outro lado já encontramos o chefe. Essa fase no Japão é bem esquisita, parece feita só pra encher linguiça. Bem, você ganha mais um nível e outro arquivo.

Com o novo nível aprendemos mais dois tricks. Spark, que é mais um ataque inútil e Jump, graças aos céus. Nunca mais é preciso fazer o maldito triangle jump. Logo no fim da fase já dá pra usar ele pra voltar pro início e pular pro Blue Dragon.

Examinando o arquivo você descobre que Zain é uma arma que entra na mente das pessoas e deixa elas loucas. Há uma delas na China, então é o próximo objetivo.

De repente Kain aparece bem louco vítima da tal Zain e tenta matar Hiryu. Aqui você pode carregar a sua arma ou dar uma espadada abaixado. Descobrimos então que a irmã de Hiryu sofreu do mesmo ataque de loucura e provavelmente ele se aposentou porque teve de matá-la.

Na primeira foto eu usei o Spark, nada mais que um tiro redondo que ataca por baixo. Logo no começo da fase da china você vê um elevador que leva a uma porta 4, já viu que vai ter de voltar pra cá depois. Mais pra frente parece ser o fim da linha mas é só pular que ele pelo jeito tem pernas de ferro já que não morre dessa altura absurda.

Essa fase também é super simples, tirando o fato de ter de pular muitas vezes e a jogabilidade ser um lixo. Na parte de cima tem duas salas: Na primeira um personagem fala que a chave 4 está no Cazaquistão e na outra você recebe a bota magnética, ótimo timing pra voltar naquela sala que não podíamos ir antes.

Agora vamos dar uma de homem-aranha. Uns inimigos bestas no caminho e pegamos a chave 4 e temos que voltar pra China. Bem chatas essas idas e vindas, pra dizer a verdade.

Na sala 4 aparece um novo inimigo, com espada e escudo. Só pular que ele pula também, aí é só passar por baixo e acertar ele nas costas. Repetindo três vezes ele já era.

Na parte abaixo caia pra direita pra pegar a bota de ataque, que foi mencionada lá no início do jogo. Com ela você acerta os inimigos na hora de usar o slide.

E esse é Zain. Primeiro destrua o quadrado que vem atirando em você e depois pule e acerte no meio. Muito tranquilo e é mais um nível e a chave número 3… O que significa voltar pro Cazaquistão novamente.

Já no Blue Dragon Sheena avisa que Kain foi embora, consciente mas ferido.

Hora de ir pra sala 3, o nível que ganhamos nos dá o trick Warp, que faz a gente se transportar automaticamente para o Blue Dragon. Seria ótimo só que daqui pra frente o jogo não faz mais você voltar as fases todas após fazer os objetivos então não serve pra nada kkkkk.

No fim da fase outro Zain. Eles vão ficando mais rápidos mas sempre muito fáceis. Mais um nível e outro arquivo.

No arquivo, uma mensagem que revela que Matic está por trás de tudo e que está indo pra África proteger a Zain que está lá.

África é uma fase enorme e em forma de labirinto, cuidado pra não se perder. Essa primeira foto não parece um remake de Pitfall? Rsss. Agora temos um novo trick, Ground, que causa um terremoto que destroi os inimigos.

Atenção ao chegar nessa parte da tela. Se cair, volta um pedaço enorme. Espere um pouco que vai vir uma plataforma que te leva pro fim da fase onde está outro Zain e o último arquivo.

Faceas Clay, chefe direto de Matic, está indo se encontrar com ele em Los Angeles. Ao mesmo tempo Sheena também desaparece.

Assim como o Japão, Los Angeles é uma fase muito curta. Agora ganhamos outro Medical, que enche mais o life. Na parte da segunda foto existem três elevadores, entre apenas no terceiro ou vai ficar voltando a fase toda.

Nessa fase bem bonita, Sheena é encontrada ferida. Ela pede pra Hiryu se vingar por ela e morre.

Faceas Clay pensa estar protegido mas Hiryu consegue destruir a parede e pegar a chave 5, hora de ir pra Austrália (Que tem uma conexão com a África). Ele também ganha mais um nível.

Novo trick, Sp Ball… Uma bola que vai percorrendo a tela toda matando os inimigos.

No local da segunda foto você vai pular e encontrar outro NPC. Não siga em frente ou vai dar uma volta absurda e voltar pra África. Volte e desça. Hora de enfrentar outro Zain e ganhar mais um nível.

Voltando ao Blue Dragon, Kain aparece ferido dizendo que foi atrás de Matic mas falhou e que este se encontra no Red Dragon. Agora é a batalha final e com esse novo nível aparece a última trick, a medical que enche todo o life e que gasta incríveis 50 pontos de energia.

Finalmente temos alguma dificuldade, pra variar. Após uma ameaça logo de cara aparece um novo inimigo que tira bastante energia ao encostar em você. Espere ele pular e acerte ele no alto, depois desvie quando ele virar um tornado e repita.

Matic está na sala em frente, mas antes é necessário destruir duas máquinas. Subindo o elevador você pode pegar o lado esquerdo ou o direito que é um pouco pior por ter um sub-chefe, o tubarão-robô que aqui vem bem mais difícil. Na parte esquerda tem vários itens escondidos, mostro todos no vídeo. Você também descobre que há um inimigo muito forte nessa fase além de Matic.

Aqui o grande problema é que Matic te mata muito rápido e parece impossível derrotá-lo. E se morrer, volta muuuuuuita coisa. Então é questão de muita paciência pra ver como ele se comporta, etc… Até que você vê que ele só reage quando você ataca, se você pular ele pula também. Então é só ficar carregando sua arma que ele fica só olhando e quando você atira, a arma dele cai no chão e você pode atacar ele sem parar.

Agora é a hora de enfrentar o chefe final e… Que frustrante, é uma Zain também. A diferença é que ela ataca bem mais vezes mas se estiver com bastante energia ela é bem fácil de matar.

E é mais um jogo (chato) detonado.

Vídeo da jogatina

STATUS – Terminado.