Mês: março 2021

269 – Shadow of the Ninja (Nintendo 8 bits)

Postado em Atualizado em

Mais um jogaço que só descobri agora. Lançado no Japão como Kage e na Europa como Blue Shadow, é um jogo de plataforma bem acima da média, com excelentes gráficos e trilha sonora e que lembra um pouco Ninja Gaiden e Double Dragon. Outra coisa legal é que pode ser jogado com dois jogadores simultâneos, o que aumenta muito a diversão. A segunda fase assusta um pouco por ser bem mais difícil que a primeira mas as outras, tirando o último chefe, não são tão difíceis. Em compensação é apenas uma vida e 5 continues.

Você começa usando uma katana que pode ficar mais forte se você pegar outra mais à frente, podendo subir até três níveis. Mas se você for acertado volta ao nível inicial. Você também pode pegar uma arma tipo gancho que acerta os inimigos mais longe e também na diagonal pra cima, mas à curta distância é inferior e mais lenta. Outras duas armas são shurikens e granadas que você usa até acabar e depois volta à arma que você usava anteriormente. Você pode subir plataformas se pendurando e depois colocando o controle pra cima ou pra baixo. Também dá pra segurar o botão por um tempo e soltar uma magia que destrói tudo na tela mas você perde metade da energia, sendo algo bem inútil.

Apresentação:

Se você joga com um amigo, um controla Hayate e outro a Kaede. Se for jogar sozinho pode escolher entre um ou outro sendo que não existe diferença de jogabilidade entre eles.

Primeira fase. Todas as fases, com exceção da terceira e quinta, são divididas em 3 partes com um chefe no fim de cada uma delas. Aqui você já vê que os 4 MB do cartucho foram muito bem utilizados com efeitos bem legais da chuva, o detalhe do ninja gritar quando ataca, raios, bandeiras tremulando, etc… A primeira parte obviamente é bem fácil para a pessoa poder acostumar com os controles. Particularmente eu prefiro a arma que é um gancho.

Aqui energia extra, o jogo é generoso com esses itens. O vrmelho enche parte da energia, o azul enche a energia total.

Logo no final o primeiro sub-chefe que morre facilmente e passa a vir como inimigo normal durante algumas fases posteriores.

O primeiro chefe é ridículo, morre após alguns poucos golpes.

Segunda fase. Aqui é onde pode ser que algumas pessoas desistam porque ela realmente é bem chatinha de passar nas primeiras tentativas, principalmente por esse sub-chefe centopéia beeeeem chato que ou te mata ou tira bastante energia e o item que recupera o life fica bem longe.

Uma excelente dica que eu dou é pegar as granadas nessa caixa na parte superior da plataforma perto do fim da fase e sair correndo pra frente – Se tiver energia pra isso, claro. Porque o chefe da próxima fase é bem chato com as armas comuns, mas apenas três granadas já detonam ele.

Terceira fase. Muito bonita, com a cidade destruída ao fundo e tranquila se decorar onde os inimigos vêm. O chefe é um samurai que se desmonta e pode ser muito difícil se estiver com a espada fraca. Com o gancho ele morre sem problemas.

A quarta fase requer paciência, tem que ir devagar e tem algumas partes com uns pulos chatinhos de fazer, mas bem tranquila também. Já o chefe é um lutador bem fácil de matar mas se transforma num pássaro e aí requer decorar o timing dos ataques dele

A quinta e última fase é mais curta e bem chatinha. Já começa com essas aranhas cujo ataques tiram bastante energia, depois minas no chão junto de lasers gigantes.

A última parte da fase vai subindo sozinha, o que pode ser bem chato no começo. No fim você pode escolher entre dois caminhos: O da esquerda te dá um item que faz sua arma ir para o nível 3 e o da direita tem uma poção azul, que enche todo o sangue.

O chefe se divide em duas partes: A primeira que consiste em você decorar seus ataques (Ele demora uma eternidade pra começar a perder energia) e a segunda, quando ele está quase morrendo e vem com tudo pra cima de você. Boa sorte, vai precisar.

E é mais um jogo terminado. Parabéns.

Vídeo da jogatina, sem perder vidas.

STATUS – Terminado