Mês: fevereiro 2021

268 – Holy Diver (Famicom)

Postado em Atualizado em

Esse jogo foi um dos poucos que desisti na época que joguei, pela dificuldade absurda que possui. Após tantos anos será que dessa vez eu iria conseguir terminar?
E será que agora eu ainda ia achar difícil? A resposta é sim, ele é extremamente difícil, em particular uma certa tela próxima ao final que veremos depois. Mas ele compensa com bons gráficos e jogabilidade, apesar de às vezes o pulo falhar, principalmente quando você tenta andar e pular ao mesmo tempo. O legal é que o começo não é tão difícil mas você possui pouca energia e magias, ficando mais forte conforme o jogo passa (E os inimigos mais ainda).
E esse nome do jogo? Se você conhece um pouco sobre Heavy Metal, principalmente dos anos 80, certamente conhece Ronnie James Dio que lançou um álbum com esse mesmo título, “Holy Diver”. E o jogo é realmente cercado de referências ao mundo do Metal com uma história que tem personagens como Ozzy Osbourne), Ronnie (Dio), Randy (Rhoads), Zakk (Wylde), Crimson Kingdom, etc… Infelizmente a trilha sonora não é de rock, mas é boa apesar de algumas fases ter músicas repetidas.

Feito pela Irem, mesma empresa que fez o famoso e também difícil R-Type, o jogo foi exclusivo do Japão por anos até que em 2018 foi lançada essa linda edição limitada pela Retro-Bit.

Apresentação:

Primeira fase. Aqui você de cara já pensa nas semelhanças gráficas com Castlevania, mas ao invés de chicote o personagem solta magia que percorre uma certa parte da tela. Você também pode controlar o personagem após o pulo e ele não “agarra” nas escadas quando sobe ou desce.

Apertando Start você vê o número de vidas, os itens que possui e as mágicas. No começo são apenas 3 barras de energia e 50 unidades de MP. Você começa apenas com a magia Twin Fire, que dobra seu poder de fogo e vai pela tela toda, atravessando até obstáculos. Para usar a magia você aperta Select, assim o personagem fica azul e ao invés da magia comum você vai usar a magia selecionada. Cada vez que usar o Twin Fire serão gastos 2MP.

Começo bem tranquilo, alguns inimigos deixam energia.

Aqui você pega o bracelete, item que faz que sua magia quebre alguns obstáculos, como os que vêm mais à frente. Veja na segunda foto que alguns objetos e inimigos ao ser acertados podem deixar também pontos de magia.

Esses demônios voadores que não param de vir já dão uma prévia do que vem por aí. Além de vir direto, ainda voltam pra atacar pelas costas.

Esse inimigo rosa dá um item que enche toda a energia, provavelmente você vai precisar quando chegar nele.

E na parte de fora outro inimigo rosa que dessa vez dá um item que enche toda a magia. Algo legal nesse jogo é que ele é muito bem balanceado, geralmente esses itens vêm em momentos oportunos.

E no topo da árvore uma vida. Elas também vêm bastante, além dos continues serem infinitos, ainda bem. Mesmo com tudo isso o jogo vira um inferno mais tarde.

Aqui no fundo da tela um dos prováveis motivos pra Nintendo não ter trazido o jogo pro ocidente. Um crucifixo com serpente e caveira… A filial americana da empresa tinha muito cuidado com referências religiosas nos jogos dela. Sem contar que no menu também aparece um pentagrama. Bem esse é o primeiro chefe, bem fácil pra ir pegando o ritmo. Aliás, existe esse alívio: Apesar das fases ser muito difíceis, os chefes (Com exceção do quarto) são bem tranquilos de passar.

Vencendo a batalha você ganha mais uma magia, a Blizzard, que congela partes de fogo e que imobiliza alguns inimigos fracos.

Segunda fase, veja que a Blizzard tem que ser usada com cautela pois gasta 10 MP! Aqui você começa a ver que as fases ficam bem maiores e se usar Continue… Volta pro começo delas.

Aqui duas partes que mostram pedaços congelados pela Blizzard. A cachoeira de fogo impede seu caminho, então tem que destruir os pedaços de gelo pra passar. E no alto, mais uma vida.

Os pulos nesses penhascos são chatos porque tem esses inimigos bem em cima. O negócio é usar o Twin Fire e atirar pra cima, senão é bem difícil de passar. No final dessa parte um item essencial: Uma jarra que aumenta sua energia em uma barrinha.

Mais um chefe tranquilo, é bom usar a Twin Fire bem de perto. Mas se não tiver MP, sem problemas, o tiro simples funciona bem também. E passando recebe a magia Breaker, lenta mas muito poderosa.

A terceira fase é numa floresta e as coisas já começam a complicar…

Tem uma parte que você precisa escolher ir por cima ou descer. Descendo você pega mais um item, as botas que fazem você pular bem mais alto.

Hora de enfrentar uma sequência de peixes voadores, sendo que além de dar botes em cima de você, ainda soltam vários filhotes. Bom usar a Breaker neles e cuidado pra não errar pois gasta muita MP.

Aí você chega no fim dessa parte e com muito sacrifício sobe para a próxima e acha que vai aliviar. Engano seu, simplesmente vêm dois peixes ao mesmo tempo e ao passar ainda vem fases que tem que congelar usando a Blizzard e mais peixes e outros inimigos fortes.

E se você passou tudo isso, parabéns. Nessa parte dá pra ficar aqui com segurança e farmar energia nesses inimigos fracos. E mais à frente um upgrade de MP mais que bem-vindo.

Na próxima parte, uma vida no meio da lava… Tem que ir até lá, deixar afundar um pouco, usar a Blizzard, destruir os gelos e pegar. Ufa. E tem mais um upgrade de magia logo depois.

Perto do fim da fase ainda tem essa parte que tem que passar da lava e ainda enfrentar esse bicho que parece o intestino do Hulk, chato pra caramba. Mas a recompensa está logo à frente, mais um upgrade de energia. E depois, finalmente, após essa longa travessia é hora de enfrentar o chefe, que na verdade são dois… e que ficam jogando uns vermes chatos em cima de você. Se ainda tiver MP, Breaker neles. Senao, só ficar atirando e desviando dos vermes, nada demais. E vencendo, você pega a magia Overdrive, que são pequenas esferas que ficam rodando um tempo ao redor de você, muito útil nas próximas fases.

Quarta fase. Ela é hard! Se prepare pra ficar horas decorando as movimentações dos inimigos, onde aparecem, a hora certa pra usar magias neles… E morrer infinitas vezes até conseguir passar. Ah, e ela também é imensa e é cheia de precipícios. Na primeira parte, que tem demônios voadores que soltam cocô em cima de você, recomendo ir devagar e “chamar” eles aos poucos.

Essa parte com dois gárgulas é uma boa oportunidade de usar o Overdrive. O legal é que enquanto as esferas circulam você, dá pra apertar Select e usar o tiro normal nos inimigos. Na próxima parte, a mesma coisa… usar o Overdrive e sair correndo pro final, ontem tem mais um Upgrade de magia.

Na próxima parte você vai pulando precipícios e fugindo dos inimigos voadores. Mas se estiver com pouca energia – E provavelmente estará – Recomendo destruir eles usando a Breaker pra cima porque o terceiro inimigo dá um item pra recuperar toda a energia.

Na outra parte, mais um lugar que você tem dois caminhos… Subir ou ir em frente. Suba e pegue mais um item essencial que diminui o gasto de MP das magias pela metade!

Depois disso tudo, tem mais desafio pela frente. Esse robô é MUITO resistente e a melhor maneira de derrotá-lo é usando o Twin Fire. Pule de volta pra não correr o risco de cair no buraco e quando ele atirar um raio do peito, se agache que não será atingido. Destruindo ele, aparece um outro item que simplesmente transforma você em um dragão!!

Tem alguma coisa que você faz enquanto voa que mais pra frente faz aparecer uma vida nessa coluna. Algumas vezes eu passei e ela não apareceu. Se alguém souber porquê, deixa nos comentários.

Incrivelmente a fase ainda não acabou e tem mais robôs chatos para você destruir. E enquanto isso vários demônios pequenos enchendo o saco. A estratégia aqui é usar a Blizzard pra parar de vir inimigos um tempo, descer, “chamar” o robô, voltar a tela toda e esperar porque ele vai ficar preso na parede, aí é só atirar nas costas com a Twin Fire. Mais à frente outro upgrade de energia.

E ainda tem mais. Para evitar esse robô, dê um pulo pra frente e volte pra plataforma, “chamando” ele. Aí espera ele ficar embaixo de onde você está, use a Blizzard para paralisar os inimigos e fuja.

E como se não bastasse o chefe é o pior de todo o jogo. Um vacilo e um tiro dele te derruba no buraco. Use o Overdrive, fique próximo a ele para resistir a pelo menos um tiro sem cair… E reze. Passando você ganha a magia mais forte do jogo, Thunder. Mas que gasta um caminhão de MP. Depois você se transforma no dragão e voa pra próxima fase.

E vamos para mais uma fase longa e difícil. O começo envolve Blizzards, pedras rolando e inimigos bem chatos. Tenha paciência e vá devagar.

Nessa parte recomendo usar o Overdrive e decorar a movimentação dos inimigos. Se cair e não morrer, o caminho por baixo tem um pulo bem chato de fazer.

Agora vem uma serpente chata, boa hora de estrear a Thunder. Destruindo ela, vem um item do dragão. Cuidado para o item não ficar num lugar que não dê pra acessar.

Na outra parte, outra serpente… E uma vida extra lá em cima.

Essa parte tem um segredo. Eu vi aquela vida ali na lava e pensei… O que acontece se eu cair naquele buraco pequeno? Bingo, uma tela secreta, com mais um upgrade de energia e de magia. Detalhe para o “BS” no fundo, uma possível referência à banda Black Sabbath.

Subindo de volta, mais uma fase infernal tendo que usar a Blizzard e enfrentar esses bichos voando e dragões. Após usar a Blizzard recomendo usar a Overdrive também.

Agora tem que subir essa parte com vários gárgulas atirando sem parar, alguns pulos são bem difíceis.

E a tela tá longe de acabar. Esses inimigos são muito chatos, recomendo ir por baixo e usar o Overdrive ou Twin Fire neles.

Outra fase que se desdobra: Por cima é o caminho certo, mas se quiser mais um upgrade de magia tem que descer. O dragão no topo da tela dá um item que enche a energia toda, muito necessário nessa parte.

O chefe tem um cérebro no meio que é a fraqueza dele. Após atingir ele algumas vezes com o Breaker ou Thunder a melhor estratégia é ir para um dos cantos, subir na plataforma e usar o Overdrive.

Depois rola uma cena estranha envolvendo essa pessoa crucificada.

Se chegou até aqui, parabéns. E esteja preparado pra vivenciar um inferno agora. O começo é até tranquilo, fácil até. Você começa no topo da tela e tem que descer, sendo que do lado esquerdo tem uma plataforma inalcançável e uma vida.

Na parte de baixo você enfrenta esse monstro que dá um item do Dragão (Se ele não aparecer, saia da tela e volte). Voando você consegue ir até à plataforma da esquerda. Ali você pode seguir o caminho e pegar um atalho, mas essa parte é muito difícil e pelo caminho mais longo você pega mais upgrades. Então voe, pegue o upgrade de magia que fica no começo e volte pra baixo (Não se importe de perder energia, você já vai encher ela novamente).

Saindo da fase, o monstro que dá o item do dragão volta novamente. Pegue e voe até esse inimigo, ele dá um item para recarregar a energia.

Descendo você pega mais um upgrade de magia. Essa parte das lavas é bem tediosa.

Próxima fase você vira dragão de novo, vêm vários upgrades de magia nessa parte.

Subindo você tem mais dois caminhos: Por cima você vai chegar na saída daquele caminho lá do começo da fase. Vamos subir lá só pra pegar a vida e voltar.

Agora o bicho começa a pegar. Vão vir vários demônios voando que você precisa congelar com a Blizzard e depois vêm dois robôs em sequência. A estratégia aqui é ficar em cima das plataformas, “chamar” eles e correr pra cima delas. O primeiro cai no buraco, o segundo fica preso na parede e você consegue pular por cima.

A próxima parte é na raça mesmo. É uma sequência de aranhas-aliens interminável e o objetivo é chegar ao topo da tela. O que eu fiz para distrair um pouco as primeiras foi ir totalmente pra esquerda, depois voltar depressa e subir usando o Overdrive, mas elas são bem rápidas então não é lá muito útil. Após esse tormento, uma vida de recompensa no topo.

Ufa, após isso tudo uma parte de descanso, né? Errado. Hora de enfrentar mais dois robôs e esses não dá pra fugir. A boa notícia é que o segundo deixa um item que enche a energia.

Mais uma fase para usar a Blizzard, chuva de inimigos voadores. Cuidado com as aranhas no chão que às vezes pulam em cima de você. depois é só descer usando Overdrive e fugir das aranhas. Prepare-se pro que vem depois.

Agora uma das fases mais difíceis que já vi em um jogo. São sequências de inimigos que atiram em você, sendo que têm vários buracos no chão e que provavelmente você vai cair se tomar um tiro, partes com lava que te obrigam a ficar trocando de magia e como se não bastasse isso tudo, bolas verdes ficam voando pela tela e provavelmente vão te acertar quando você estiver no meio de um pulo. Já deixe a Breaker equipada, ela é muito útil aqui. Fique um pouco na escada até a bola verde sumir, você ganha um tempo até ela voltar, siga em frente.

Esses inimigos atiram em pares. A estratégia nesse primeiro é se agachar, esperar o primeiro tiro chegar perto e pular. Repita e atire com a Breaker três vezes e ele deve ser destruído.

O próximo é quase a mesma estratégia,a diferença é que você precisa ficar bem na beira do buraco para conseguir acertá-lo.

Agora você pega uma vida no meio do caminho e já vem um monte de tiro em cima de você. Pule os primeiros e usando o tiro normal vá andando, agachando e atirando até chegar na beira do buraco. Provavelmente a bola verde vai estar enchendo o saco essa hora, então reze pra ela passar direto ou vai ser um inferno pra passar essa parte.

A próxima é fácil, só usar a Blizzard, cair no gelo e usar breaker rápido. A péssima notícia é que agora são duas bolinhas verdes pra atazanar.

E agora é o último e pior. Tem vários modos que você pode usar pra passar e todos serão difíceis. O que fiz foi ativar o Overdrive, e pular atirando com o tiro comum tentando encostar o máximo nele (Você não perde energia ao encostar). Desvie dos tiros, tente subir, atire, torça pra bolinha verde não te derrubar e pronto. Molezinha.

Se você chegou até aqui sem trapacear, parabéns. De verdade. Mas para seu desespero ainda não acabou. É preciso subir uma torre bem alta com vários capetinhas tentando te derrubar. Vamos por partes, primeiro fique no canto onde você acabou de entrar e atire pra cima pra pegar dois itens, um recarrega energia e o outro a magia.

Agora a ordem das tarefas é: Usar a Blizzard pra congelar os capetinhas, pular para a plataforma superior (Alguns pulos são enormes e bem difíceis), usar a magia thunder nos inimigos maiores e repetir tudo de novo até chegar ao topo. Ah, as bolinhas agora são azuis mas continuam chatas.

E finalmente o último chefe. Mas pode respirar tranquilo, ele é muito fácil se você pegou todos os upgrades de magia. Escolha um canto, pule e use thunder nele que partes dele vão começar a ser destruídas. Após acabar a MP, chegue perto das partes que sobraram e use o tiro normal que ele não resiste por muito tempo.

Você ainda se transforma no dragão e começa um shooter contra a outra forma do chefe. Mas é mais fácil ainda, em poucos segundos ele morre e é hora de curtir o mais que merecido final.

Vídeo da jogatina. Eu dei uns pauses bem demorados e fiquei com preguiça de editar… Se demorr muito adianta o video um minuto.

STATUS – Terminado