Mês: dezembro 2019

261 – Castlevania II – Simon’s Quest (Nintendo 8 bits)

Postado em Atualizado em

Sequência… estranha do clássico jogo de plataforma da Konami. Você ainda anda e destrói monstros com um chicote mas o jogo ganhou vários elementos de RPG, como compra de itens, conversar em cidades, aumento de nível do personagem, etc… Bem parecido com o que aconteceu com Zelda II. No começo é bem estranho e pra dizer a verdade, bem frustrante porque você quer partir pra ação e o jogo te faz procurar dicas pra prosseguir e saber o que fazer.

O jogo começa pouco depois da morte de Drácula, com você controlando novamente Simon Belmont que, amaldiçoado após derrotar o vilão no primeiro jogo, precisa juntar 5 partes do seu corpo e queimá-las no castelo dele pra vencer a maldição.

Algo bem original é que o jogo tem um tempo próprio que faz com que depois de alguns minutos o dia vire noite e se você estiver em alguma cidade os moradores se escondem e zumbis te atacam. Nas outras fases, os inimigos ficam mais fortes. Parece legal, mas é um saco na verdade, você ali empolgado jogando e de repente o jogo para, vem um aviso de 5 segundos e só aí você volta a controlar. Depois de algumas horas jogando dá vontade de xingar quem inventou isso. Esse tempo próprio é utilizado para saber qual final será destravado, sendo o melhor final caso você termine em 8 dias de jogo (mais ou menos 48 minutos), final médio de 8 a 15 dias e pior final de 16 dias em diante.

O jogo tem péssima tradução pro inglês, inclusive com os finais trocados (Falarei mais disso depois) e frases dos personagens que não fazem muito sentido o que impossibilita saber algumas coisas essenciais pra se avançar no jogo. Hoje em dia com a Internet podemos fazer uma pesquisa rápida e descobrir o que se tem que fazer mas imagina aquela criança nos anos 80 onde teria que esperar sair alguma dica sobre o jogo em uma revista especializada. Se saísse.

As músicas e gráficos estão no nível alto da série, mas existe pouca variação de inimigos e praticamente não possui chefes de fase (Os que existem não são obrigatórios de se enfrentar, tirando o último, óbvio).

O jogo chegou a ser lançado no Brasil com o nome de “Devil Town 2”.

Vou falando mais sobre o jogo, com imagens. Apresentação:

Você começa em uma cidade e você nota que existem personagens pra falar, portas abertas que você pode entrar geralmente pra comprar itens e uma igreja onde você restaura suas energias. A maioria das frases está em “engrish” e mais confunde que ajuda.

Esse personagem diz pra você comprar um cristal branco. Para que serve? Ele não diz. Você vai no manual do jogo e ele diz que “o cristal branco oferece uma fonte enfraquecida de poder mágico”. Ajudou muito.

Esse personagem de cinza é que vende o tal cristal. Mas você vê que ele custa 50 moedas, por sorte é exatamente o que temos no começo do jogo então dá pra comprar.

Outro personagem avisa que um vendedor tenta vender algo que não vale a pena, ele se refere a um homem que vende um chicote novo por 100 moedas mas em breve você já vai ter a chance de comprar um melhor.

Outra porta aberta leva a um vendedor oferecendo água benta. Bem, temos que ir no manual ver para que serve: Desintegra muros e pisos, praticamente um ácido rs. Ela é um dos itens mais importantes do jogo. Nenhum outro NPC fala algo relevante, então é hora de ganhar “dinheiro” pra comprar o item, saindo da cidade. Como um RPG você pode andar livremente mas recomendo ir pra direita primeiro.

Fora da cidade você pega corações matando inimigos, que servem tanto como moeda pra comprar itens como pontos de experiência pra evoluir. Dá pra notar que os itens são caros pra caramba, o que te faz ter que ficar matando inimigos um tempão pra conseguir o necessário. O que acaba fazendo a noite chegar e eles ficarem mais fortes. Quando estiver voltando pra cidade a manhã já deve ter chegado para você poder comprar a água benta.

Após voltar na cidade e comprar o item, vá pela direita e passe pela ponte com os homens-peixe pulando e quando chegar num caminho duplo, vá por baixo pra chegar em outra cidade. Só entre se tiver ao menos 150 corações porque lá você pode comprar a adaga (Que você joga nos inimigos, como no jogo anterior, mas aqui é desnecessária) por 50 corações ou o chicote Chain Whip por 150 (Por isso não valia a pena comprar o Thorn Whip na outra cidade). Para encontrar os vendedores é preciso jogar água benta na parede e no chão para aparecer a passagem secreta.

</a

</a </a


Volte até o caminho duplo, suba a escada e vá pra direita, por cima até chegar num portão grande que é a entrada pra mansão onde está a primeira parte de Drácula.

Esses castelos costumam ter muitos pisos falsos então se desconfiar que pode existir um, vá jogando água benta no chão para ver se ela bate ou se atravessa, mostrando que ali é falso.

Logo no início tem um caminho impossível de atravessar mas aí você descobre pra que serve o tal cristal branco. Se selecionar, ele faz aparecer uma plataforma que te ajuda a ir pra parte de cima.

A água benta também pode destruir paredes falsas e achar livros com dicas sobre o jogo mas que também tiveram uma tradução horrível e acabam ajudando pouco. Esse diz, não muito claramente, que você precisa jogar uma estaca para aparecer um símbolo do mal. Na verdade cada castelo tem uma velha que você precisa encontrar e comprar dela uma estaca que custa 50 corações. Depois é preciso achar uma espécie de bola de cristal e jogar a estaca nela para aparecer o pedaço do corpo de Drácula, a costela. Agora você “prossui” ela (kkk, na tradução pro inglês o jogo escreve “prosess”, ao invés de “possess”), que é um ótimo item pra equipar já que reflete os projéteis inimigos.

Após sair da mansão vá pela direita, passe pela floresta e pela fase com umas aranhas bem chatas e quando chegar numa parte onde dá pra descer acerte os dois blocos da esquerda com água benta, revelando o Sacred Flame, uma boa arma secundária que além de causar danos deixa os inimigos mais lentos.

Continue pela direita, até passar por uma parte com escada longa pra baixo (Ignora ela por enquanto) e você chega em outra cidade. Entrando na primeira porta aberta, use a água benta no chão revelando uma passagem para um vendedor e compre Garlic (Alho). Esse item deixa os inimigos mais lentos mas será necessário para outra coisa mais tarde, se puder compre logo dois pois é o que você precisa pro jogo todo. Mas se não puder, dá pra comprar em outras cidades.

Na mesma cidade, usando a mesma estratégia de usar a água benta, dá pra comprar alguns laurels (Louro) também. Esse item faz você ficar invencível por alguns segundos, perfeito para atravessar alguns pântanos envenenados.

Agora suba as escadas e và pra esquerda para trocar o cristal branco pelo azul com esse carinha de cinza:

Saia da cidade e vá pra direita até chegar no cemitério. Uma das dicas (Que é encontrada num livro na próxima mansão) diz para usar alho aqui, então se selecionar isso e usar, uma pessoa aparece. Fale com ela e ganhe a Silver Knife.

Volte tudo pela esquerda, passe pela cidade até chegar no caminho com uma escada grande e desça por ela.

Indo direto pela direita Simon acaba chegando num lago enorme. Parece o fim da linha mas… Aqui entra um dos segredos que não tem como descobrir com as dicas que te dão. Selecione o cristal azul e abaixe por alguns segundos… A tela vai descer, mostrando um novo caminho. Desça e siga pela direita até chegar a uma nova mansão.

Entre na mansão, procure o vendedor da estaca, compre e use na bola para pegar a segunda parte de Drácula, o coração.

Agora saindo da mansão é hora de ir totalmente pra esquerda, passando inclusive a primeira cidade do jogo até chegar na parte do pântano. Use o laurel para atravessar sem perder energia e você vai chegar num homem num barco. E agora, mais um objetivo não falado no jogo: Selecione o coração de Drácula antes de falar com o homem, ele vai falar “Let me Show you the way” e te levar direto para outra mansão.

Mas se você quiser fazer 100% no jogo, não entre na mansão ainda, vá direto pra esquerda e passe por algumas plataformas até chegar a esse personagem que te dá a arma secundária Diamante, que acerta vários inimigos na tela, ricocheteando nela, gastando um coração pra isso.

Pra pular as plataformas tem que pegar uma distancia antes e demora um pouco pra pegar o jeito, mas depois é fácil. Mas não vale o esforço. Agora é entrar na mansão, comprar a estaca e pegar o terceiro pedaço de Drácula. Mas antes, perto do fim do castelo aparece o primeiro chefe do jogo, a Morte. Para todos os chefes, incluindo Drácula, é bom usar o Sacred Flame, que causa dano e ainda deixa o inimigo lento. Eles praticamente nem atacam. Matando a Morte(kkkkkk) você é recompensado com a Adaga dourada, que também é bem apelona contra chefes.

Depois é só pegar o olho de Drácula, “prossuindo” ele rsssss. Na hora de sair da mansão, a Morte volta, mas apenas ignore e passe direto.

Hora de ir até o homem do barco de novo, lembrando de não estar com o coração selecionado. Vá e volte pra esquerda de novo, agora você vai parar numa outra cidade. Se ainda não comprou alho e laurel, essa é a hora. mais pra frente você encontra outro personagem que vai trocar seu cristal azul por um vermelho.

Nessa mesma cidade temos a pior tradução de todas, onde alguém diz para acertar um penhasco com a cabeça para fazer um buraco (???)

Saia pela esquerda e vá direto até chegar a uma escada. Desça e continue pela esquerda até chegar a um cemitério; Vá até o final e use o alho para uma pessoa aparecer e ele vai te dar um Silky Bag, que dobra a quantidade de laurels e alhos que você pode carregar e o mais importante, aumenta um pouco a sua defesa de ataques.

Volte até a escada, suba e continue pela esquerda até chegar a outra cidade. Aqui você vai precisar de 200 corações (Uau) para comprar o ótimo chicote Morning Star. Continue pela esquerda, pule algumas plataformas até você chegar numa parede sem saída. Se aproxime dela, equipe o cristal vermelho e se ajoelhe por alguns segundos. Um furacão vai te levar para outra mansão. Como alguém iria
descobrir isso sozinho???

Muitas passagens secretas aqui mas nada que já não tenha passado antes. E é hora de “prossuir” a unha de Drácula. Falta só mais uma parte.

Continue pela esquerda até chegar num lago. Aqui já dá pra imaginar o que fazer, equipar o cristal vermelho e se ajoelhar até o caminho aparecer. Continue pela esquerda e desça até chegar em uns blocos que você destrói com a água benta e revela um personagem que faz que seu chicote Morning Star vire um chicote de fogo, a melhor arma do jogo(Como ele não queima a mão ao usar, não sei).

Continue o caminho normal até chegar em um pântano muito grande, hora de usar alguns laurels aqui. Passando, você chega na última mansão. Nessa mansão você encontra o segundo chefe, uma máscara gigante voadora. Equipe a costela de Drácula para refletir os tiros dele e use alguma arma junto do chicote, a adaga dourada funciona bem. Destruindo ele, você recebe a Cruz Mágica, necessária para poder entrar no castelo de Drácula.

Agora você continua até pegar o anel de Drácula. Na volta ignore a máscara que reaparece e se for direto pela esquerda, por baixo, tem uma velha que te dá vários laurels de graça.

Agora você precisa atravessar o pântano de volta e dessa vez ir sempre pra direita, passando por duas cidades quase abandonadas. Passando o cemitério, pulando as tumbas você alcança o vazio castelo de Drácula. use a água benta pra descer até o local onde você vai pôr todos os 5 pedaços do vampiro e atear fogo, ressuscitando Drácula em seguida. Aliás, que Drácula estranho, parece mais a Morte que um vampiro.

O confronto é absurdamente fácil, use o Sacred Flame, Adaga Dourada ou até o Diamante e ele fica toda hora paralisado, podendo assim ser acertado com o chicote várias vezes até você jogar outra arma nele e assim ele nem consegue atacar geralmente.

E é mais um jogo terminado. Mas o final, como eu disse anteriormente, depende de quanto tempo você levou pra terminar o jogo.

Final mais rápido (8 dias ou menos): Simon se livra da maldição e salva o mundo mas as mãos de Drácula saem da tumba, mostrando que ainda não terminou.

Final médio (8 a 15 dias): Simon mata o vampiro mas morre devido às feridas da maldição.

Final mais lento (16 dias ou mais): O melhor final, onde Simon teria destruído o vampiro pra sempre.

Note que até os finais não foram traduzidos como deveriam. O final mais rápido, que deveria ser o melhor, na verdade é o médio. O certo seria o terceiro ser o primeiro, o primeiro ser o segundo e o segundo ser o terceiro.

STATUS – Terminado, nos 3 finais