260 – Getsu Fuuma Den (Famicom)

Postado em Atualizado em

Jogaço da Konami que eu não conhecia – E provavelmente muito mais gente também não, já que só saiu no Japão. Eu peguei uma tradução muito boa na internet (Do pessoal chamado Nebulous Translations) pra poder entender mais já que há bastante texto no começo.

Um demônio chamado Dragon Master planeja conquistar o mundo e os únicos que poderiam impedir são os três irmãos Fuuma mas o vilão é tão forte que mata dois deles e assim eles perdem suas espadas, chamadas Hadoukens. Resta ao irmão sobrevivente, Getsu, resgatar as espadas e acabar com o inimigo.

O jogo é um action rpg na linha de Zelda II, com um conjunto de ilhas a ser exploradas, labirintos, lojas para comprar itens, etc… Sua espada começa fraca e vai evoluindo conforme você vai matando os monstros. Cada ilha possui duas áreas e algo que faz MUITA falta é um mapa, não dá pra entender porque não colocaram um no jogo. Isso exige que cada pessoa desenhe seu próprio mapa ou busque na net, mas são tantos mapas que é até difícil achar todos. Eu aqui vou dizer qual o melhor caminho a seguir.

As músicas são boas mas o destaque são os gráficos que são de nível parecido com outros clássicos da empresa, principalmente Castlevania. O jogo saiu aqui no Brasil com o nome “The Devil in the Dark Night” (Meu Deus).

Apresentação:

Você começa nessa parte da ilha. Para enfrentar o chefe e pegar a primeira espada, primeiro você tem que enfrentar um sub-chefe e pegar um Demon Pass. Ele te dá acesso a um portão para a segunda área da ilha, onde a espada se encontra.

Eu consegui na net esse mapa da primeira área da ilha 1:

D = Dungeons, GC = Acampamento, S = Shop, H = Curandeiro, K = Demon Pass, G1 = Portão para a segunda parte da ilha. G2 = Portão para a segunda ilha. RD = Red Dungeon/Labirinto Vermelho.

Vamos ao jogo então. Logo no começo chegamos ao primeiro acampamento onde uma velha te dá algumas dicas. Veja que na parte de cima da tela você vê sua energia, o nível de evolução da espada, o número de vidas e espaço para itens de ataque e defesa. Para selecionar um item de ataque é preciso apertar Start, botão A e escolher o item. Para um item de defesa é a mesma coisa, mas apertando o botão B. No começo não tem nenhum desses itens.

Segundo a velha você está em uma busca por vingança mas matar Ryukotsuki (Dragon Master) é impossível sem as Pulse Blades (Hadoukens).

Seguindo, hora de entrar no primeiro Dungeon (D1 no mapa). A qualidade dos gráficos impressiona.

Alguns inimigos derrotados deixam o espírito pra trás, que aumenta sua energia. Outros deixam bolsa com dinheiro pra ser usado mais tarde nos Shops. A espada no começo é bem fraca mas logo quando evolui mata os inimigos com apenas um golpe.

Saindo do dungeon temos a primeira escolha a fazer: Ir pro norte e entrar no Dungeon (D2) ou ir para o dungeon do sul (D3).

Bem, se formos para o norte e entrarmos no D2, acharemos um item mas ficaremos presos nessa parte:

Então ao invés disso, vamos para D3. Esse Dungeon tem muitos buracos perigosos e qualquer vacilo é uma vida a menos. Você possui 3 vidas, se perder pode escolher entre continuar de onde parou mas perder metade do ouro ou ganhar um password e poder voltar quando quiser.

Nesse dungeon você pega o primeiro item de defesa, a poção. Para selecionar, aperte Start, depois B. Ela recarrega grande parte de sua energia. Use sem dó, é fácil encontrar outras pelas fases do jogo ou comprar nas lojas.

Continuando vamos parar em outro acampamento. A velha admira a espada de Fuuma e diz que há uma parecida na caverna ao sul.

Dungeon D4 – Aqui tem buracos com espinhos, que vão tirando sua energia se ficar pisando neles.

Agora vamos parar no terceiro acampamento. A velha explica que o mundo possui 4 ilhas e que há lojas nelas com bons itens para comprar.

Dungeon D5 – Esses inimigos com machados são chatinhos.

Agora temos outra escolha pra fazer. O ideal agora é ir ao shop S2 e comprar a espada Rockbreaker por 200$. Essa espada serve para quebrar pedras e outros obstáculos e não dá para ir longe no game sem ela. Também é possível comprar uma poção e uma esfera azul que destrói todos os inimigos que estão na tela.

Agora vamos voltar até D2, onde vimos um item que não era possível pegar por causa das pedras. Esse item é um item de ataque, War Drum, que atira símbolos nos inimigos, bom para acertar à distância. Nessa tela também tem um monstro bem resistente que dá 100$ cada vez que mata ele. As caveiras com chicote aparecem durante todo o jogo, a melhor estratégia pra destruir elas é pular em cima, acertar um golpe no ar e outro no chão.

O War Drum evita que a espada aumente de Level então é bom usar apenas de vez em quando.

Agora já podemos ir buscar o Demon Pass. Primeiro tem que passar pelo Dungeon D6

Um demônio o desafia. Com a espada forte esse chefe morre rapidinho. Mas se estiver com ela fraca é só acertar ele e atravessar pro outro lado e ficar acertando nas costas várias vezes até ele virar e aí repetir.

Se você falar com o demônio de novo ele dá uma mensagem engraçada

Agora temos que ir até G2 no mapa e ir para a segunda ilha. Mas antes vale a pena passar no dungeon D7 para pegar vidas. (Não há nada interessante nos shops). Uma vida está nos espinhos e é tranquilo pegar. Já essa da foto é bem arriscada, tem que deixar cair e apertar o pulo já em cima dela. De quebra também tem uma poção nessa fase.

Seguindo o caminho até G2 passamos pelo Dungeon D8

Dungeon D9 é bem difícil, com muitas caveiras. Ideal é fazer como eu disse anteriormente, pular em cima delas e acertar a espadada no alto. Se precisar de outra espadada é só acertar depois que cair.

Depois vem o Dungeon D10

Antes de seguir é bom recuperar a energia no Curandeiro.

Ao chegar perto de G2 alguns inimigos vêm até você. Se encostar neles entra em uma fase onde tem que matar vários deles.

Finalmente chegando lá o demônio pede o Demon Pass.

Se não tiver ele fica puto kkk

Com ele finalmente chegamos na segunda ilha, após passar por mais alguns demônios:

Mapa da segunda ilha:

É imprescindível irmos ao shopping S1 comprar principalmente a vela. Então primeiro passamos pela Dungeon D1, que tem uma vida extra. No final é necessário usar a Rockbreaker pra passar.

Na loja compraremos os 3 itens. A vela e a bússola serão usados mais tarde, o talismã é um ótimo item de defesa que diminui os danos recebidos, use toda vez que entrar numa nova fase.

Agora voltamos ao caminho correto até chegar na caverna, em C1 ou C2 (Tanto faz onde entrar). Primeiro temos que passar por D2, fase bem tranquila.

No acampamento de cima o velhinho fala pra você se afastar da caverna mas queremos justamente o oposto rs.

O shop s2 tem uma ótima arma, a bomba/dinamite. Poções e red orbs são encontrados nas próprias fases então bobagem comprar isso.

D3 tem uma poção grátis. Esse item vai começar a ser bastante necessário nas fases que estão por vir.

E agora a hora de entrar na primeira caverna, Dark Cave.

Pelo nome já percebe-se que é um lugar muito escuro, por isso a vela. Equipando ela uma vez acende todas as partes e pode-se substituir ela pelo talismã pra diminuir os danos dos muitos inimigos que aparecem. Essas fases são em primeira pessoa, bem bacana. Mas no início os caminhos são bem confusos mesmo usando o mapa que vou pôr aqui a seguir. Se a pessoa preferir pode usar a bússola que mostra os caminhos que estão sendo percorridos: Norte, sul, leste e oeste. Eu preferi só usar o mapa mesmo. A primeira foto mostra como a caverna é às escuras.

Os personagens continuam tentando fazer você se afastar.

D e E são as duas entradas que no mapa anterior são C1 e C2. A Entrada E faz dar uma volta maior, mas no caminho tem uma fase-bônus onde tem o sinal de exclamação amarelo, que dá muito dinheiro.

O objetivo é chegar no chefe, que no mapa é o símbolo da caveira, no meio da tela. Antes há ainda uma fase de side-scrolling onde só tem um inimigo, com uma espécie de arpão, bem simples. Bom pra recuperar energia.

O chefe não é muito difícil se estiver usando o talismã (Sem ele você morre com alguns acertos). Primeiro é só escapar das caveiras que ele joga e depois é só acertar ele algumas vezes quando descer, qualquer coisa é só usar uma poção. E assim ganhamos a primeira espada dos Fuuma que não poderá ser usada ainda.

Agora temos que voltar tudo até à ilha principal e entrar em G1, que antes era bloqueado. Essa área é recheada de entradas e podem ser exploradas como quiser. Eu vou aqui colocar o caminho que eu segui. No mapa entre em B, C, D e E até chegar na letra azul A, onde se encontra o segundo Demon Pass. É necessário pagar 200$ e enfrentar o mesmo chefe do primeiro passe. Nada demais.

Agora volte por E, D e C e aí seguir pro norte entrando em F, G, H e I chegando no labirinto parecido com o da ilha principal (Os inimigos que encostam em você são os mesmos também). O objetivo é chegar em J que é a entrada para outra ilha.

Mapa da terceira ilha:

No acampamento ao sul fica a dica de mais uma espada na caverna dessa ilha.

D1 – Os inimigos aqui estão bem mais fortes, mesmo com espada no máximo a maioria só morre após dois acertos.

D2 – Vamos passar por aqui para irmos ao shop S1. Aqui há um monte de buracos e qualquer erro nos pulos é fatal.

Shop S1 – Aqui você vai comprar uma arma importante, o Shuriken. O primeiro item é uma proteção de bolinhas que te protegem até algum inimigo encostar nelas e o outro é uma proteção que só dura 4 segundos.

D3 – Mais alguns inimigos fortes.

E finalmente chegamos na segunda caverna. Tem um inimigo voador aqui muito chato, que só é acertado quando desce e que atira rajada de energia que é indefensável. Segue o mapa e imagens dos inimigos.

Bem, vamos ao chefe que é MUITO difícil. Existe uma arma chamada TOP que faria a batalha ficar muito mais fácil mas teria que dar uma volta bem maior, então preferi ir na raça mesmo. No canto inferior direito do mapa você vê uma parte sem saída com o símbolo de uma poção. Ali tem uma fase-bônus muito fácil com aquelas caveiras com chicote que dá pra recuperar as energias e pegar uma poção que ajuda MUITO na batalha. A estratégia é ficar abaixado no canto da esquerda atirando shurikens sem parar. Você é acertado algumas vezes mas ele também. Quando ele estiver bem próximo é hora de atravessar pro outro lado, perdendo muita energia e aí é hora de usar a poção e recuperar parte e abaixar do outro lado atirando sem parar. Se morrer todas as vidas é um saco, volta pro começo da caverna. Eu passei com a energia já praticamente zerada.

Com isso pegamos a segunda espada, falta só mais uma. Hora de pegar as cavernas de novo para pegar o terceiro Demon Pass. Seguindo o mapa abaixo, volte pelos caminhos I, H, K e L.

O demônio fica enrolando para dar o passe mas é só insistir e ficar conversando com ele até ele liberar, sem nenhuma luta. Depois disso Vá em L, M, O, P e Q saindo no lado direito da ilha, detalhado no mapa abaixo:

D1 – As fases nesse mapa parecem locais tradicionais japoneses. Algumas vezes o sol vem atrás de você e não dá pra ataca-lo. Essa fase tem um buraco enorme pra pular, com veneno embaixo. Não dá pra pular, na verdade e nem quebrar a parede onde a poção está. O jogo trapaceia e tem uma plataforma invisível no meio do abismo, onde você precisa pular conforme a foto.

D2 – Um detalhe dessa fase são os caramujos que saem de um poço, ótimos para recuperar energia.

D4 – Essa fase possui uma vida e uma poção, então vale a pena entrar nela.

Shop S1 – Nada demais nessa loja

D3 possui a arma TOP que citei antes de ir pra caverna 2. Olha a volta que teria que dar, seria um saco. Essa arma faz você pular acertando os inimigos ao mesmo tempo, muito eficiente.

Só é necessário entrar em D5 caso queira muito pegar uma poção gratuita. Se fizer isso, volte pro início após pegar o item.

Na esquerda tem um Healer.

D6 é apenas mais do mesmo.

E assim chegamos ao portão que leva à quarta ilha, guardada por um demônio que pede o demon Pass.

Mapa da quarta ilha, bem pequena:

D1 – As fases dessa ilha têm vulcões que dão vários itens e outros elementos de fogo que são bem bonitos. Os inimigos só são derrotados com duas espadadas, mesmo com a espada no level máximo.

Agora você pode escolher ir por D2 ou D3.

D2 – Péssima escolha. São muitos inimigos fortes e buracos fazendo a chance de perder vidas ser muito grande.

D3 – Além de um pouquinho mais fácil que D2, ainda tem uma vida no meio da fase.

D4 – Aqui tem uma poção, bem útil porque qualquer coisa nessas fases você perde uma quantidade enorme de energia, mesmo usando amuleto.

Hora de encher o sangue no curandeiro.

D5 – Aqui além de outra poção, mais uma vida.

E chegamos na última caverna. Vejam que a parte de cima é o nome “Konami”. Na parte onde é a letra “A” tem uma fase bônus igual à da primeira caverna, onde pode-se ganhar muito dinheiro mas a essa altura do jogo isso é totalmete desnecessário.

O chefe mostra bem um dos poucos defeitos desse jogo (Além da falta de mapas): falta de balanceamento na dificuldade. Ele é extremamente difícil com qualquer arma mas com a TOP que faz você ficar invencível quando pula e ainda acerta o inimigo, ele fica fácil demais.

Primeiro você enfrenta 3 ninjas que também tem a arma TOP e usam em você o tempo todo. Mas só usar neles também e não tem muito problema. Depois ele vira um demônio absurdo e atira bastante. Mesmo com a TOP eu passei sufoco pra passar.

Agora você possui a terceira e última espada. O legal é que agora você pode usar a espada Hadouken, extremamente poderosa e que solta rajadas em cima dos inimigos.

Lembra que lá no primeiro mapa tinha um lucar marcado como Red Dungeon? Pois é hora de voltarmos até lá pra última batalha. Ruim é voltar isso tudo, podia ter um atalho sem ter que entrar em tantas fases inúteis. Bom entrar em algum shop e comprar ao menos uma poção se nao tiver

O caminho leva para outro labirinto, branco. Você cai num tipo de abismo até onde o chefe se encontra.

O chefe possui 3 formas. A primeira fica se teleportando e é bem tranquila. A segunda dedende as rajadas de energia então é preciso chegar perto pra dar as espadadas. E a terceira é o Dragon Master real, um esqueleto gigante com um coração que é a única parte dele que dá pra acertar. Ele solta muitos tiros e é preciso calma e paciência para não cometer erros bobos, além de usar a poção na hora certa. E depois dessa batalha é hora de curtir o final.

STATUS – Terminado

2 comentários em “260 – Getsu Fuuma Den (Famicom)

    marcus disse:
    30/03/2021 às 2:44 am

    Vcs sabem como faço pra jogar esse jogo

      flutotal respondido:
      30/03/2021 às 6:59 pm

      Bem, a forma mais fácil é você baixar um emulador de nintendo 8 bits e procurar a rom pelo google.

Deixe um comentário